Secretaria de Agricultura de Xanxerê conta com laboratório para exames de brucelose em bovinos

A brucelose é uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella, transmitida dos animais para os homens. A infecção em humanos ocorre quando eles entram em contato direto com animais doentes ou ingerem leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados, carne mal passada e seus subprodutos.

É transmitida em bovinos principalmente pela ingestão de pastagem contaminada pela urina de bovinos doentes, restos fetais e restos de placenta. A realização de exames periódicos do plantel bovino é uma das principais ferramentas para o controle e erradicação da brucelose bovina. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura e Políticas Ambientais de Xanxerê investiu em um laboratório que auxilia, neste primeiro momento, produtores de leite do município com os exames. O trabalho de coleta de sangue e exames no laboratório iniciou em novembro de 2019.

O objetivo do laboratório é diminuir a incidência e a permanência de focos de brucelose nas propriedades de Xanxerê, visando garantir desta forma uma melhor qualidade dos produtos de origem animal à população.

Comentários