Novo coronavírus pode ser transmitido pela fala, segundo cientistas dos EUA

O doutor Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e conselheiro do presidente Donald Trump durante a pandemia, afirmou no canal Fox News nesta sexta-feira que as informações indicam que “o vírus realmente pode ser transmitido inclusive quando as pessoas simplesmente falam, não apenas quando tossem ou espirram”.

As academias americanas de ciências detalharam em uma carta enviada à Casa Branca na quarta-feira vários resultados científicos preliminares. Os resultados inclinam a balança para a possibilidade de que o vírus seja transmitido pelo ar, e não somente pelas gotas expelidas em um espirro diretamente ao rosto de outras pessoas ou sobre superfícies (onde se demostrou que o vírus pode sobreviver por horas e dias, segundo o relatório).

Pesquisadores chineses em Wuhan coletaram amostras de ar em diversas instalações hospitalares da cidade e descobriram concentrações altas do novo coronavírus, especialmente nos banheiros e nas salas onde os funcionários removem seus equipamentos de proteção.

Devido a esses resultados, as autoridades dos EUA se preparam para recomendar a todos os cidadãos do país o uso de máscaras. Em Nova York, o prefeito já pediu aos habitantes da metrópole para cobrirem seus rostos.

Comentários